quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PIB X IDH

No final do ano passado, a imprensa nacional divulgou que a economia brasileira tornou-se a 6 ª maior do mundo ultrapassando o Reino Unido. Ainda, no final do ano passado o Ministro da Fazenda Guido Mantega disse que em 4 (quatro) anos o Brasil poderá ser a 5 ª maior economia do mundo, ultrapassando a França.
Como essa medição é feita? Pelo PIB – Produto Interno Bruto que representa a soma em valores monetários de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país durante o ano. O PIB mensura a atividade econômica.
Assim, podemos dizer que a atividade econômica do Brasil ultrapassou a atividade econômica do Reino Unido. E daí? Isso é bom ou ruim? Isso vai mudar minha vida? Dá para comemorar?
A reposta talvez, passe pela análise de um outro índice. O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. O IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano. A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB/PPC per capita recolhidos a nível nacional.
No PIB somos o 6º. no IDH somos o 84º, classificação esta obtida entre 150 países. Se o PIB nos faz encher de orgulho, o IDH nos faz tristes. Se o PIB demonstra a capacidade de gerar riquezas de nosso país o segundo nos coloca em uma posição humilhante, pois reflete uma escandalosa concentração de rendas, que torna os ricos – digo ricos mesmo (banqueiros, grandes empresários, multinacionais) mais ricos; os pobres mais dependentes de políticas compensatórias (bolsa família, etc...) e a classe média – se é que ela ainda existe, mais sofrida pelas alta carga tributária e pelo endividamento consumista.
Para que o Brasil possa de fato orgulhar-se de seu PIB será necessário caminharmos para uma posição tolerável do IDH. Isso só será possível, quando os governos (municipal, estadual e federal) forem mais eficientes e os gastos públicos não mais empurrem as taxas de juros, a mais alta do mundo; quando for feita uma reforma tributária progressiva em que os ricos paguem mais que os assalariados; quando vivenciarmos uma verdadeira revolução na educação e na saúde; quando não estivermos no rol dos países mais corruptos do mundo.
O Ministro Guido Mantega diz que em 20 anos, se o Brasil continuar crescendo mais que os países europeus, poderemos ter um padrão de vida do povo da Europa. Essa afirmativa revela o descompasso do tamanho da economia brasileira com os padrões de desenvolvimento humano do povo brasileiro.
A sétima economia do mundo – Reino Unido tem o 28o. IDH no mundo. E, nós estamos atrás dos nossos “pobres” vizinhos, latino-americanos: Chile (44º), Argentina (45ª) , Uruguai (47ª) , Cuba (51ª). Bahamas (53ª), , México (51ª), Panamá (58ª), Costa Rica (69ª)Venezuela (73ª), Jamaica (79ª), Peru (80ª), Equador (83ª). Mas, estamos à frente da Colômbia: (87ª ). Em tempo: o IDH do Brasil é de 0.718 e o de Santos Dumont de 0.7666 – comparável à Sérvia (59º) PIB do Mundo – A Sérvia localiza-se na Península dos Balcãs – na Europa, recentemente destruído pela guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário