O Vereador pedetista Afonso Ferreira apresentou requerimento aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal de Santos Dumont, visando obter no prazo legal de 15 (quinze) dias informações acerca das diligências adotadas pelo Município visando o cumprimento do Termo de Compromisso e Cessão Provisória firmado com a União Federal afeta à Estação Mantiqueira.
O Vereador disse “que o referido prédio é tombado como Patrimônio Histórico do Município e, que lamentavelmente foi abandonado pela Municipalidade. Cabendo ao Município o dever de zelar pela conservação do referido Patrimônio, isto por força do Termo de Compromisso firmado com a União.”
O vereador afirma “que já possui documentos fornecidos pela União que oferecem as condições para o ajuizamento da Ação Popular – ação constitucional posta à disposição de qualquer cidadão visando dentre outros bens e direitos a proteção do patrimônio histórico. É o que faremos, caso não haja a resposta do Senhor Prefeito à solicitação aprovada pelo Plenário, nesta data.”
Afonso Ferreira arrematou: “já não há mais tempo para esperarmos e se nenhuma resposta for dada em relação às diligências que estão sendo adotadas para a imediata conservação do prédio, iremos ajuizar a ação. O prédio se não forem feitas intervenções poderá cair, além de indivíduos sem escrúpulos ou destituídos de conhecimento da importância histórica estão subtraindo tijolos da construção. A situação, como tantas outras, em nossa cidade já passou do limite do aceitável.”
O prédio da Estação Mantiqueira foi inaugurada em 16.06.1878, erguida em estilo inglês, com tijolos aparentes, no antigo rancho Maria Cândida, na localidade de Mantiqueira, tendo sido desativada no final da década de 60 do século passado, tendo servido como principal ponto de coleta de leite e derivados de toda a região, com destino à então Capital – a cidade do Rio de Janeiro.
Ainda bem que tem alguém que quer preservar a história da cidade!Mas ainda ninguém sabe falar à respeito de quando a Maria Fumaça Zezé Leoni voltará a circular pela cidade, trazendo assim turistas para nossa cidade.
ResponderExcluirJoão
ExcluirDevemos distribuir a ação na próxima semana. Creio que a locomotiva Zezé Leone, até que seja autorizado seu tráfego, deveria ficar em exposição permanente junto ao Centro Cultural. Por certo, seria um ponto interessante à visitação, além de valorizar a região.
*Atte.*
*Afonso Sergio Costa Ferreira*