Após reconhecer o mérito da iniciativa que institui o Programa Cursinho Popular em Santos Dumont, que já funciona desde 2005 com a chancela do Poder Público Municipal, o Vereador Afonso Ferreira pede que o mesmo seja adotado como estratégia de governo, colocando-o, assim à salvo de qualquer ação visando extingui-lo, dada a possibilidade de alternância de Poder.
“O Cursinho Popular não é uma invenção local. Sua criação no âmbito de diversos municípios brasileiros fez parte de um contexto sociológico caracterizado pela abertura entre as classes sociais. Durante mais de meio século, os cursinhos caros, com seus professores carismáticos, garantindo a trajetória das elites na direção dos cursos e profissões de status elevado. Mas ao final do século XX, em meio ao alvoroço democratizante provocado pelos movimentos sociais, pela criação de ações afirmativas e pela luta contra a exclusão e o racismo, surgiram os primeiros cursinhos populares, criados pelo idealismo das ONGs”, disse o Vereador.
“Não há dúvidas, portanto, que a manutenção do Cursinho Popular como uma Estratégia de Governo possibilita de fato o desenvolvimento de uma importante ferramenta de política afirmativa do Governo local, visto que não só o acesso ao ensino superior gratuito passa a ser o objetivo, mas, também o ensino superior – através de PRO-UNI e até mesmo ao ensino técnico, ou, ainda, voltado aos Concursos Públicos”, asseverou o vereador pedetista.
Acredito que ao indicarmos que o Programa Cursinho Popular de Santos Dumont se transforme em Estratégia, temos em conta que o mesmo continuará a formar os atores sociais, implementando ações afirmativas se ajudarão os alunos a ajustarem níveis de aspiração às suas condições reais, aproveitando as oportunidades que realmente se lhes apresentam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário